Proativo ou Reativo – Aprenda a desenvolver suas qualidades de empreendedor

Quem, ao pensar em abrir um negócio próprio, já não pensou “não tenho jeito pra isso e nem capacidade”?

Empreender é algo que vai mais além

Embora empreender, no conceito que hoje é dado a ele, ou seja, abrir uma empresa, não importa se micro, pequena ou média, na verdade é algo bem mais amplo. Empreender não é só ter conhecimentos técnicos de gestão, por exemplo. Muito pelo contrário. Empreender envolve características próprias e pessoais, que podem determinar o sucesso ou não de um empreendimento, independente de todo o conhecimento técnico que se possa adquirir, nos diversos cursos ou treinamentos de como abrir um negócio.

Empreendedores ao longo da história

Empreendedores existem desde o início da humanidade. Pessoas que marcaram o seu tempo com idéias, invenções, pensamentos, posturas e etc. E o que elas tinham de especiais? Nada além do que hoje também se faz necessário para fazer sucesso em qualquer empreendimento: sonhos, espírito de inovação, coragem, autoconfiança, determinação, persistência e muito mais.

Qual o seu tipo de personalidade?

Algo muito importante a se considerar, quando se tem o desejo de empreender – e eu acho que seja uma das primeiras coisas a se pensar – é identificar que tipo de pessoa você é, reativa ou proativa:

Pessoas Reativas

Estão fortemente condicionadas aos ambientes externos e, principalmente, à opinião das outras pessoas. Se recebem um elogio, vão ao céu, porém, se recebem uma observação negativa, se apequenam, se abalam e acabam se retraindo. Essa incapacidade de lidar com os contrários, acaba impedindo que cresçam, seja como pessoa ou profissionalmente, já que não conseguem aproveitar o lado bom das críticas e observações. Em alguns casos, pessoas com este perfil acabam sempre colocando a culpa no outro, pelo seu insucesso ou fracasso.

Pessoas Proativas

Os proativos tem equilíbrio emocional, são autoconfiantes e estão sempre atentos e sabem aproveitar as oportunidades, razão pela qual têm sempre boas idéias e se antecipam aos concorrentes. Sabem lidar facilmente com críticas, aproveitando-as em proveito próprio, para crescer e se aprimorar. E se sabem lidar bem com as críticas que recebem, são sábios nas que fazem aos outros, motivo pelo qual conseguem liderar equipes com facilidade.

Não importa com qual tipo de pessoa você acabou de se identificar. O importante é que todos os dias somos convidados pela vida para sermos pessoas melhores. Portanto, não se lamente por algumas limitações que julgue ter e nem se vanglorie por achar-se possuidor de virtudes e qualidades. Empreender é tomar a própria vida pelas mãos e apoderar-se dos próprios sonhos. Empreender é ouvir, tentar, iniciar, cair, tentar de novo, aprender e seguir em frente. É só desta maneira que vamos descobrindo, dia após dia, o melhor de nós mesmos e, por conseqüência, encontrando o caminho do sucesso.

AUTOR:
LUIS PIMENTA
Jornalista, Radialista, Escritor e Palestrante.