5 dicas práticas para criar seu Home Office

Tomar a decisão de trabalhar por conta própria envolve inúmeros desafios a se superar, um deles é decidir-se onde você vai instalar o seu empreendimento. Em tempos de crise e, principalmente, de grana curta e que muitas vezes precisa ser contada e cortada, alugar uma sala comercial ou uma loja, é algo que pode ficar fora de suas cogitações.

Quando trabalhar em casa é a solução

É nessas horas que surge uma opção antes não imaginada, podendo contornar esta dificuldade e criar um ambiente bem mais agradável e vantajoso de se trabalhar. Estou falando do Home Office, ou escritório/trabalho em casa. Ter uma canto da casa, uma mesa, uma linha telefônica e internet, pode ser a solução que você busca.

Mas prá quem pensa que o trabalho dos sonhos só tem pontos favoráveis, engana-se. Trabalhar dentro de casa tem lá sim suas vantagens – e muitas – tais como ter uma maior flexibilidade de horário, a distância e tempo de trajeto que passam a ser nenhuma. No entanto, a liberdade e autonomia que este tipo de trabalho proporciona, pode levar a uma queda de produtividade, principalmente ocasionada pela falta de organização e disciplina.

Dicas para montar o seu Home Office

Para ajudar você a criar o seu Home Office e aproveitar todos os benefícios que ele pode trazer para o seu empreendimento, elaborei 5 dicas básicas para você aproveitar o trabalho dos sonhos e ainda lucrar com ele:

1 – Local

De preferência, que você separe dentro de sua casa ou apartamento um cômodo só para ele, pode ser o quartinho da bagunça, que muitas vezes o que precisa mesmo é  só de uma arrumação e organização. Mas, se isso não for possível, tente delimitar um canto onde você tenha um mínimo de privacidade.

2- Organização

Uma vez escolhido o local, organize-o da forma mais otimizada possível, colocando uma mesa, uma cadeira, computador e tudo o mais que for precisar usar. E não esqueça, trabalho em casa também gera papéis e documentos, portanto, pense como vai guardá-los de forma organizada, para não se misturar com os demais papéis e documentos da residência.

3- Decoração

Já que você não está mais no ambiente frio da maioria dos locais coletivos de trabalho, não custa nada investir em uma decoração, mínima que seja, a fim de colocar seu cantinho com o seu jeito e a sua cara. Use porta-retratos, objetos que lhe sejam afetivos e não se esqueça de colocar uma plantinha próximo a você, ela será uma forma agradável de trazer o que está lá fora para o seu ambiente de trabalho.

4- Disciplina

Por mais libertador que possa parecer trabalhar em casa, é preciso ter disciplina para não se perder. Para tanto, estabeleça uma rotina em seu horário de trabalho. Que sua atividade tenha início, parada para almoço ou descanso e fim de expediente. Por incrível que pareça, muitas pessoas que passaram a trabalhar em casa, após criarem seu Home Office, constataram estar trabalhando mais. E ainda sobre disciplina, separe os assuntos de casa dos assuntos do trabalho, inclusive as contas. E evite distrações, tais como televisão, animais domésticos, telefonemas que não sejam pertinentes à sua atividade profissional e tudo o mais que possa tirar o seu foco. Por fim, evite trabalhar de pijama, bermuda ou chinelos. Vista-se como se fosse sair para trabalhar, mas não exagere, é claro. As mulheres, por exemplo, não precisam se maquiar, a ideia é que você entre no clima do trabalho.

5 – Seja profissional

Mesmo estando em sua residência, seu empreendimento não é menos importante do que aquele que está instalado no mais moderno dos edifícios ou shoppings da cidade, muito pelo contrário. Empreendedorismo está ligado ao ser e não apenas ao fazer e ter. Será a sua postura empreendedora, que fará do seu Home Office um sucesso ou um fracasso. Portanto, encare-o de forma profissional e não deixe de pensar grande. Tenha uma organização administrativa, procure planejar sempre, use estratégias de marketing e esteja sempre aprendendo sobre o seu negócio.

AUTOR:
LUIS PIMENTA
Jornalista, Radialista, Escritor e Palestrante.

Um comentário em “5 dicas práticas para criar seu Home Office

  • 9 de agosto de 2017 em 23:23
    Permalink

    Muito boas dicas, vou passar a praticar e tenho certeza que surgirão ótimos resultados.

Os comentários estão desativados.